• Lucinea Monteiro
    Cidade: Itabuna
    Música: Oi Jesus
  • Nino do Bairro Santa Inês
    Cidade: Itabuna
    Música: Zé Ramalho - Chão de Giz
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Brasil
Publicada em 08/06/18 às 11:24h - 19 visualizações
Greve acabou, mas ainda haverá efeitos pesados

RADIO JORNAL DE ITABUNA


 (Foto: RADIO JORNAL DE ITABUNA)

Greve acabou, mas ainda haverá efeitos pesados com reflexos nos empregos, arrecadação de impostos e inflação. A Polícia Rodoviária Federal informou na sexta-feira que não existiam mais bloqueios ou aglomerações de pessoas e veículos nas rodovias federais. Os últimos piquetes foram desmontados pelo Exército.

Os postos de Itabuna já estão com o fornecimento de combustível praticamente normal e nos próximos dias devem chegar as cargas retidas pelos caminhoneiros, abastecendo as farmácias, mercados e outras empresas.

Mas o preço que a sociedade pagará não será baixo. De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, as prefeituras terão que reduzir todas as despesas possíveis para garantir o pagamento dos servidores e fornecedores.

Isto porque a greve dos caminhoneiros afetou a arrecadação de ICMS, o que reflete nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A UPB estima uma queda brusca de até 30%. Só as indústrias vão perder de 25% a 50% do faturamento.

Prejuízo alto

O mesmo vai acontecer no comércio e nos serviços. Houve casos como o dos criadores de frangos na Bahia, que perderam cerca de 170 mil aves por dia de greve. Em resumo, nos próximos dois meses deve circular 30% menos dinheiro na economia.

A perda de vendas e os prejuízos vão gerar um aumento da taxa de desemprego, que estava caindo constantemente. Também haverá reflexo na inflação, pois os preços explodiram devido à falta de produtos durante a paralização.

O Governo Federla pediu ao STF a abertura de ações contra 96 empresas de transporte acusadas de locaute, quando o empresário incentiva os funcionários a fazer greve para tirar proveito financeiro ou pressionar o governo. Mas a conta pesada ficou para a mesma sociedade que apoiou a greve. 




Fan Page

Copyright (c) 2018 - RADIO JORNAL DE ITABUNA - Todos os direitos reservados