Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Brasil
Publicada em 20/06/18 às 11:22h - 26 visualizações
Itabuna terá biometria obrigatória neste ano

RADIO JORNAL DE ITABUNA


 (Foto: RADIO JORNAL DE ITABUNA)

Itabuna terá biometria obrigatória neste ano

segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que confirmou para 5 de novembro o início do processo de cadastramento biométrico obrigatório para eleitores de três municípios do sul e um do extremo. Ele deve ser feito por moradores de Itabuna, Itapé e Jussari até fevereiro.

Juntos, os três municípios possuem 173.914 eleitores, sendo 154.587 em Itabuna, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma parte desses eleitores já se antecipou e não precisará voltar aos cartórios. Uma parcela de eleitores de Itapé e Jussari também já está cadastrada.

A primeira localidade conta com 9.537 eleitores, enquanto a segunda possui 4.895 votantes. O cadastramento biométrico também será obrigatório para os eleitores de Teixeira de Freitas, no extremo sul, e de outros 30 municípios de outras regiões da Bahia.

A expectativa do TRE-BA é de que mais de 700 mil eleitores em 34 localidades façam o procedimento até fevereiro, quando será encerrada primeira fase do segundo ciclo do projeto de biometria no estado.

Outras cidades

O atendimento leva, em média, 15 minutos. Com um documento oficial, comprovante de endereço recente e título eleitoral em mãos, o funcionário do cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados.

Depois, o eleitor faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. O novo título é entregue na hora e vem com a informação "Identificação Biométrica". A foto não é utilizada no título, mas aparece no caderno de votação do mesário.

A biometria será obrigatória também em locais como Barra do Choça, Candeias, Cravolândia, Dias D´Ávila, Irará, Jaguaripe, Mata de São João, Nazaré, Paulo Afonso, Santo Amaro, São Felix, Saubara, Serra Preta, Simões Filho, Ouriçangas e Ubaíra. 






Fan Page

Copyright (c) 2018 - RADIO JORNAL DE ITABUNA - Todos os direitos reservados