Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Lúcio (MDB) e Geraldo (PT): Diálogos futuros, ou apenas rumores?

 

Lúcio (MDB) e Geraldo (PT): Diálogos futuros, ou apenas rumores?

O ex-prefeito Geraldo Simões (PT) mostrou otimismo sobre a probabilidade de ter o apoio do MDB em 2024. Ele iniciou conversas com a cúpula estadual do partido há duas semanas, quando se reuniu com o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima. O otimismo avançou com os elogios e a sinalização de Lúcio em entrevista ao PIMENTA, na última quarta-feira (9). Ao site, o dirigente afirmou ser Geraldo “um forte candidato a receber o apoio do MDB”.

Geraldo falou do encontro há duas semanas e da entrevista. “Tivemos uma boa conversa [no dia 28 de junho], iniciamos o diálogo. E o que ele fala na entrevista? Fala das condições de apoio de outros partidos ao nosso nome, da solução na Federação de partidos e, o mais importante, de termos um bom programa de governo”, elencou o ex-prefeito itabunense.

Durante a entrevista, Lúcio Vieira Lima disse que Geraldo reúne condições para tocar novo projeto para o município sul-baiano. “Geraldo conhece Itabuna como poucos. Sem dúvida, é um fortíssimo candidato”, afirmou Lúcio Vieira Lima, que disse ainda não ter conversado com o prefeito Augusto Castro (PSD). “As conversas do MDB com Augusto ainda não se iniciaram”.

Geraldo vê amplas possibilidades de ir para a disputa em 2024 junto com o partido do vice-governador da Bahia. Ele recorre ao passado para lembrar da caminhada em Itabuna aliado aos emedebistas. “Apoiei o MDB em 1996, quando Renato Costa foi nosso candidato a prefeito, e tivemos o apoio do partido em 2000. Vencemos a disputa em 2000 e Itabuna registrou importantes avanços”, afirma, elencando conquista na saúde, transporte público de qualidade, educação e o 3º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o estado. “Chegamos a lançar programas sociais primeiro que o Brasil”, afirmou.

O petista ressaltou a importância do MDB no contexto recente da política baiana, quando os Vieira Lima decidiram deixar o grupo de ACM Neto e apoiar a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), ano passado. 

Além do apoio, o partido indicou o vice na chapa de Jerônimo, Geraldo Júnior, Geraldinho, que era, à época, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. (Pimenta Blog)

Suspeito esfaqueia a mãe, a ex-companheira grávida e o vizinho na cidade de Valente

Foi preso em flagrante um jovem de 23 anos por suspeita de esfaquear a própria mãe, a ex-companheira, que está grávida, e um vizinho na cidade de Valente, a 250 km distante de Salvador. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu nesta sexta-feira (11).

O suspeito perseguia a ex-companheira para esfaqueá-la, quando a mãe dele tentou impedir o crime. As duas mulheres foram feridas. A PM não detalhou a motivação da briga. Um vizinho que ouviu a confusão também tentou impedir o suspeito e foi gravemente ferido.

As duas mulheres foram levadas para o Hospital de Valente. A mãe do suspeito já recebeu alta, enquanto a ex-companheira segue internada. Ela e o bebê não correm risco de morte. 

Já o vizinho que tentou apartar a briga foi levado para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

O suspeito preso em flagrante foi levado para a delegacia de Serrinha, cidade a 64 km de Valente. (G1)

Aproximadamente em dez dias deve acontecer a troca de comando na 55ª CIPM

Foi publicado na edição deste sábado (12) do Diário Oficial do Estado a troca de comando na 55ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Ipiaú. 

Conforme a publicação, assumirá a CIPM o Major PM Dalmo Porto de Assis, que atua no CPRS — Comando de Policiamento Regional Sudeste, em Vitória da Conquista. 

O Tenente Coronel Jocevã Oliveira assumirá o comando do 9º Batalhão da PM, em Vitória da Conquista. Ele deixa a 55ª CIPM após seis anos e cinco meses. A sua transferência já era aguardada desde o início deste ano.

Toda a cerimônia de troca de comando deve ocorrer em até 10 dias. O juntamento da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar é responsável pelo policiamento em Ipiaú e mais cinco cidades; Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia e Itagibá. (Giro Ipiaú)

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Sob o comando do Major Telmo e Capitão Rodrigo, 72ª CIPM é destaque nas ações de combate ao crime organizado na região

100 dias após o Major Telmo e Capitão Rodrigo assumirem o comando da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Itacaré), o número de apreensões e prisões em flagrantes aumentou consideravelmente e a unidade já passa a ser destaque positivo na região.

“Isso tem mostrado o empenho e comprometimento da tropa na missão de servir e proteger a sociedade”, reforça o Major Telmo.

Dentre os destaques positivos estão as guarnições do Peto e Rotam, que têm sido responsáveis por boa parte da produtividade da unidade.

Guttierre Bomfim

Esta semana foi realizada uma reunião da tropa com o Sub-comandante, capitão Rodrigo, onde foram traçadas novas metas para esta semente. Na oportunidade, também foi eleita a guarnição do Peto com maior produtividade no mês de julho, sob o comando do soldado Guttierre Bomfim que ainda levou o título de policial padrão, 

“A missão continua e a 72ª CIPM está nas ruas para garantir à população a sensação de segurança nas cidades de sua responsabilidade”, disse o Capitão Rodrigo.

Final do Campeonato InterClubes de Futebol de Itabuna opõe artilheiros e torcedores

A final do Campeonato InterClubes de Futebol de Itabuna programada para às 14h45min de sábado, dia 12, no Campo do Futebol Amador no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAIC) Jorge Amado, no Sarinha Alcântara. Em campo, além da disputa do título, Dallas x Janízarus ainda envolve a definição do artilheiro da competição.

De um lado, o veterano Totinga, apelido de Mateus de Jesus Tavares, do Dallas, que vai tentar ampliar os quatro gols assinalados até agora no InterClubes. Do outro, Luís Felipe, autor de cinco gols pelo Janízarus, tradicional e lendário time de tantas alegrias dos torcedores itabunenses, entre as décadas de 1950 a 1980, no Velho Campo da Desportiva, onde hoje está o Centro de Cultura Adonias Filho, no Jardim do Ó.

Mas, a final nada tem de literatura ou história, pelo menos até agora para Dallas e Janízarus, que sem dúvida foram as duas melhores equipes do InterClubes e que se classificaram na semana passada. Nas semifinais, o Dallas venceu o Santa Inês por 5 a 4 nos pênaltis, enquanto no segundo jogo Janizarus ganhou do Grapiúna por 1 a 0.

Na sua campanha, o Dallas venceu o Vasco por 3 a 1, perdeu para o Janízarus, que virou o jogo e acabou vencendo por 5 a 2, e aplicou 1 a 0 sobre o União Católica, gol de Totinga, aos 10 minutos em jogo da 2ª rodada. Já o Janízarus, ganhou do União Católica por 5 a 1, empatou com o Vasco em 1 a 1 e venceu o Grapiúna por 1 a 0.

Ao todo, o Campeonato InterClubes de Futebol foi disputado por sete clubes amadores, mobilizando cerca de 200 atletas. Participaram do certame, promovido pela Liga Itabunense de Futebol (LFI) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, União Católica, Dallas, Vasco, Janízarus, Santa Inês, Grapiúna e Americano. O Palmares foi desclassificado por W.O. na primeira rodada.

 

O secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, se disse satisfeito com o desempenho técnico das equipes participantes da competição promovida pela Liga Itabunense de Futebol (LIF). Para ele foi um grande momento para o esporte itabunense, tendo o futebol como destaque.

“Foi uma satisfação apoiar a volta dos clubes amadores da cidade, cumprindo o que determinou o prefeito Augusto Castro: apoio total ao esporte, com a construção de equipamentos esportivos e a recuperação. A gente entende que futebol tem uma legião de fãs e torcedores, muitos deles amantes de uma boa partida, disputada com lealdade aos adversários e espírito esportivo”, concluiu.

Acusado de estuprar e engravidar a própria filha é preso — Jequié

Um homem foi preso nesta sexta-feira (11) na cidade de Jequié sob a acusação de estuprar a própria filha. A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). De acordo com as informações divulgadas pela 9ª COORPIN, o indivíduo de iniciais L.B. foi indiciado e preso por estuprar a filha quando ela ainda tinha 09 anos de idade.

Ainda segundo a Polícia Civil, os abusos sexuais se prolongaram ao longo de vários anos causando danos irreparáveis à vítima, hoje adulta. Como resultado dos estupros, nasceu uma criança, atualmente com dois anos de idade e que apresenta problemas de saúde decorrentes da relação incestuosa entre pai e filha, agravando ainda mais a gravidade dos crimes cometidos.

Após ser denunciado, o homem fugiu do estado da Bahia, sendo localizado pela DEAM no estado de Pernambuco, onde continuou se escondendo. Após o cerco fechar contra ele naquele estado, o homem retornou à Jequié, onde finalmente foi preso.

“A DEAM de Jequié vem intensificando o enfrentamento à violência contra a Mulher e retirando de circulação agressores contumazes, que não aceitam o espaço da Mulher na sociedade atual, destacou o coordenador da 9ª COORPIN – delegado Rodrigo Fernando.


Assunto relacionado a estupro de vulneráveis, deste 1.º semestre 2023, links abaixo:

Um ônibus foi incendiado em Salvador: é o segundo nesta semana


Um ônibus foi incendiado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (11), no bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador. De acordo com informações iniciais apuradas pela TV Bahia, homens armados chegaram a bordo de um carro vermelho e atearam fogo no ônibus. Segundo relato de testemunhas, uma pessoa ficou ferida na ação.

Em nota enviada à emissora, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência. A pasta acrescentou que as investigações já foram iniciadas e que o patrulhamento foi reforçado na região.

Este é segundo coletivo incendiado nesta semana na capital baiana. Na quarta (9), bandidos assaltaram e colocaram fogo em um ônibus na rua principal do bairro de São Marcos. (G1)

Assalto a banco faz reféns na Grande Florianópolis; um suspeito morreu em troca de tiros

Três homens foram presos após ação em Biguaçu. Policial foi atingido por estilhaços e uma mulher ficou ferida. Reféns foram liberados por volta das 14h10.

Um assalto a banco em Biguaçu, na Grande Florianópolis, fez reféns no início da tarde desta sexta-feira (11). Houve troca de tiros e um assaltante morreu, segundo a Polícia Civil. Três homens foram presos.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, e que foi confirmado pela polícia como sendo da região da cooperativa de crédito, é possível ouvir o momento em que houve troca de tiros entre o grupo criminoso e a polícia. 

Todas vítimas foram liberadas por volta das 14h10, após quase uma hora de negociação.

De acordo com o delegado Anselmo Cruz, quatro homens entraram no local e, na saída, foram vistos por um policial civil da cidade, que estava à paisana. O agente atingiu e matou um dos assaltantes. Outros três suspeitos ficaram dentro da agência, mantendo clientes como reféns.

Uma mulher ficou ferida durante a troca de tiros, mas o estado dela é estável, de acordo com o investigador.

O Sicoob informou, por meio de assessoria, que acompanha os desdobramentos da ação, e que se manifestará em nota quando a situação for controlada.

Um policial militar foi atendido pelos bombeiros após ser atingido por estilhaços, e foi liberado no local com ferimentos leves. Socorro aeromédico foi acionado no local.

Vítima de latrocínio, contou aos seguidores que foi trabalhar de bicicleta pela primeira vez e foi a última

A maquiadora Bruna Ferreira dos Santos, de 19 anos, morta a tiros enquanto andava de bicicleta em uma rua de Dias D'Ávila, cidade da Região Metropolitana de Salvador, teve a bolsa e o celular roubados após ser atingida. O crime aconteceu na quinta-feira (10) e até a última atualização desta reportagem, ninguém foi preso.

A jovem trabalhava em uma loja de vendas de acessórios de eletrônicos e mostrava a rotina na internet. Horas antes de morrer, a vítima contou aos seguidores que foi trabalhar de bicicleta pela primeira vez. Ela, que frequentava uma igreja evangélica, brincou que achou o percurso muito cansativo e, por isso, essa seria a “primeira e última” ida ao trabalho com o meio de transporte.

Segundo testemunhas, o crime foi cometido por um homem, que também estava em uma bicicleta. O suspeito se aproximou e atirou em Bruna dos Santos. Após a vítima cair no chão, disparou mais vezes, pegou os pertences dela e fugiu. 

O pai de Bruna dos Santos, Domingos dos Santos, contou que falou com a filha durante a tarde, quando ofereceu uma carona de motocicleta, no horário que ela ia voltar para casa. No entanto, o convite foi negado, porque a jovem contou que precisava levar a bicicleta.

Nas redes sociais, Bruna dos Santos, que tinha um filho de 5 anos, se identificava como designer de unhas e maquiadora.

O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Dias D'Ávila. (G1)

TSE aponta irregularidades nas contas do vice-prefeito de Itabuna e consequentemente, há troca de advogado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu prazo de três dias para que o vice-prefeito de Itabuna, Guinho (UB), explique inconsistências encontradas na prestação de contas eleitorais da campanha a deputado federal em 2022. A determinação foi feita após exame preliminar da contabilidade eleitoral da sua campanha.

Segundo o parecer, Guinho declarou arrecadação de recursos no montante de R$ 1.031.164,70, sendo R$ 1.016.764,70 oriundos de recursos públicos, e declarou gastos no montante de R$ 1.029.802,73, sendo R$ 898.638,03 custeados com recursos públicos. Por conta das irregularidades, o parecer técnico conclusivo foi reprovação das contas.

“Ao final, considerando o resultado dos exames técnicos empreendidos na prestação de contas; a Recomendação TRE/BA n.º 01/2022, e, ainda, que as irregularidades identificadas perfazem o montante de R$ 63.230,86, que corresponde ao percentual de 6,40% do total de gastos realizados (R$1.029.802,73), superior, portanto, a 5%, nos manifestamos, quanto ao julgamento, pela DESAPROVAÇÃO DAS CONTAS”.

Logo após o parecer, Guinho mudou de advogado e apresentou recurso para tentar reverter as irregularidades apontadas. (Vide: Políticos Sul da Bahia)

'SOS, meu pai me abusa, não sei o que fazer' — menina denuncia o pai que é Policial Civil da Bahia

Um policial civil da Bahia, de 45 anos, é suspeito de abusar da filha de dez anos, que mora em Aracaju. Investigações foram iniciadas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) na noite dessa quinta-feira (10), após a menina enviar um bilhete a uma colega de escola, localizada no Bairro Farolândia, durante a aula, informando o caso.

Ao tomar conhecimento através da professora, a direção da escola acionou o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a mãe da menina.

A mãe informou que já havia suspeitado dos abusos, porque já presenciou situações em que o marido estava trancado no quarto com a menina, e outra em que ambos cobertos por um lençol. Ao notar a presença dela, ele se comportou de maneira desconfiada.

A Polícia Militar acionou reforços e saiu em diligências para localizar o suspeito, que estava com outra filha, de três anos. Entretanto, ele a deixou em casa e fugiu. A vítima foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML), mas os exames de corpo delito foram agendados para o dia 18 de agosto. A Polícia Civil solicitou medidas protetivas para a menina.

Informações e denúncias podem ser repassadas à polícia pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.

Justiça determina reforma emergencial de Delegacia de Polícia de Canavieiras a pedido do MP

A justiça determinou que o Estado da Bahia dê início à reforma emergencial da Delegacia de Polícia de Canavieiras, em razão da total falta de estrutura física e segurança do local, a pedido do Ministério Público estadual.

Uma inspeção foi realizada onde verificou que a “Cadeia Pública de Canavieiras beira à calamidade e o fato não se afigura novo ou desconhecido das autoridades”.

Em 2013, foi a instaurado um inquérito civil, para averiguar carências estruturais e irregularidades da Delegacia de Polícia de Canavieiras, ficou constatado que o pátio da carceragem não contava com iluminação do sol adequada.

A interdição total da carceragem, em 2013, determinou que “ante a completa ausência de segurança para o regular funcionamento, devendo a autoridade policial providenciar o imediato recambiamento dos detentos para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus”.

A justiça, em 2015, constatou novamente que as instalações continuavam inadequadas e em péssimo estado de conservação.

No ano de 2017, a Vigilância Sanitária local emitiu relatório técnico e concluiu que o local era insalubre e inadequado, necessitando de reformas urgentes. 

O Corpo de Bombeiros Militar, em 2017, emitiu também relatório de vistoria técnica, concluindo que a Delegacia de Canavieiras não atendia ao quanto estabelecido nas Normas e Instruções Técnicas.

De acordo com, a GEOSP — Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública, a situação da unidade policial perdura há mais de 10 anos, o Estado cumpre suas obrigações de reforma estrutural, mas, o quadro permanece inalterado. 

Portanto, os promotores de Justiça, após o Ministério Público solicitar informações acerca do atual estado do local, o delegado, em fevereiro de 2022, informou que a delegacia possuía limitações no que se refere à estrutura física, em especial ao telhado que carecia de manutenção, apresentando várias goteiras. Informou ainda que a rede elétrica na unidade é antiga e incompatível com a demanda. 

Em março de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia esteve presente novamente nas instalações físicas, quando emitiu relatório técnico de fiscalização, identificando as diversas inadequações do espaço.

Tiro que matou Hyara foi disparado acidentalmente por cunhado de 09 anos, conclui Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) da Bahia finalizou o inquérito policial sobre a morte da adolescente Hyara Flor Santos Alves, que aconteceu em julho deste ano. O caso foi concluído e encaminhado para a Justiça, na quinta-feira (10). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pela PC.

De acordo com a investigação do caso, o tiro que matou a adolescente foi disparado pelo cunhado da adolescente, de nove anos, quando a criança e Hyara brincavam com a arma no quarto dela. Essa versão já havia sido apontada pelos familiares do companheiro e do cunhado de Hyara, mas era rechaçada pela família da garota. 

Ainda segundo a Polícia Civil, foram analisados laudos periciais, e 16 pessoas foram ouvidas, entre elas, duas crianças que prestaram depoimento especial com a presença de promotor de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público da Bahia.

Também foram analisadas imagens de câmera de vigilância do endereço do fato, documentos e mensagens de celular e redes sociais, além de apurações em campo.

A sogra de Hyara Flor foi indiciada por homicídio culposo e porte ilegal de arma de fogo, considerando que a pistola utilizada no crime pertencia a ela. (G1)

Empresário morre após ser baleado na avenida mais movimentada em Salvador

Luís Fabiano Gomes foi morto a tiros na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (10). A avenida fica em uma região de comércio e é uma das mais movimentadas da capital baiana. Ninguém foi preso.

Após ser baleado, a mulher que estava com ele no carro o levou até o Hospital da Bahia. Ela derrubou a cancela de entrada e parou o veículo na parte de acesso à área de exames. Apesar disso, a vítima já chegou na unidade de saúde sem vida. 

A esposa assumiu a direção e o socorreu para o Hospital da Bahia (a cerca de 1,3 km do local do crime), na Avenida Magalhães Neto. Ele ainda dirigiu por mais alguns metros.

Testemunhas relataram que um homem em uma moto, usando uma mochila de entregas por aplicativo, se aproximou o carro da vítima, atirou e fugiu em seguida. A motocicleta, um casaco e a mochila foram deixadas no local.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um motociclista atirou no empresário, que estava dentro de um carro. Diversos carros passavam pelo local e algumas pessoas andavam na rua e ninguém mais se feriu, no momento do homicídio.

A filmagem mostra que Luís Fabiano Gomes, que dirigia um carro de cor preta, reduziu a velocidade e parou na frente de um prédio. Segundos depois, um motociclista que usava um capacete e uma mochila de entregas, parou ao lado do veículo e atirou contra o homem.

A Polícia Civil informou que dois homens que estavam em uma moto preta são os suspeitos do homicídio. Ainda não há detalhes sobre a autoria, nem motivação do crime.

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). Imagens de câmeras de segurança da região serão analisadas para auxiliar na identificação dos suspeitos. (G1)

Daniel foi baleado e seu corpo foi encontrado na mala do próprio carro, além de ter sido levado pelos atiradores após o ataque

Daniel Costa Cardoso (37), foi alvo de disparos de arma de fogo no bairro Baianão, Porto Seguro, na noite desta quinta-feira (10). 

O corpo foi descoberto no porta-malas de seu próprio carro, um Fox cinza, nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Casas Novas, próximo ao local do crime.

No mesmo local, estava também o veículo utilizado pelos assassinos, um modelo Mob de cor branca, alugado. Os criminosos acabaram confrontando a Polícia Militar, resultando em troca de tiros, contudo, conseguiram escapar pela vegetação.

Depois de baleado, seus atiradores prestam socorro

No entanto, o que chamou a atenção da polícia e da comunidade local foi o desdobramento do caso após o ataque.

Após receber os tiros, ao invés de receber assistência médica, o homem ferido foi colocado em um veículo que estava nas proximidades e levado do local por pessoas não identificadas. Essa ação deixou muito perplexos, levantando questionamentos sobre as intenções por trás dessa atitude.

Um vídeo circulando nas redes sociais mostra o momento em que a vítima é colocada no veículo. Em contraste, um membro da família afirmou que o próprio pai do ferido o socorreu e o transportou para o hospital.

A investigação policial verificou os registros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas nenhum registro de entrada de um paciente ferido por arma de fogo foi encontrado. Essa contradição levanta dúvidas sobre o destino e o estado do homem ferido.

Imagens de redes sociais, capturadas por moradores locais e compartilhadas, mostram a vítima caída na calçada de uma lanchonete, com ferimentos visíveis. Populares se aglomeram em torno da cena.

A polícia apurou que os agressores estavam encapuzados no momento do ataque e utilizavam um veículo branco. No entanto, o veículo no qual a vítima foi levada era de cor cinza.

A busca por entender os motivos por trás da transferência da vítima e as conexões entre os elementos desse enigma continua. 

Atualizada: 09:59

Juiz ordena nova eleição no prazo de 24h da Câmara de Ilhéus

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, reconsiderou, nesta quinta-feira (10), a decisão que havia tomado ao julgar recurso sobre a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus. 

Na prática, o magistrado restabeleceu a anulação do pleito de dezembro de 2022, determinada pela 1ª Vara da Fazenda Pública. A primeira consequência é um novo afastamento do vereador Abraão Santos (PDT) da presidência do Legislativo, assim como dos demais membros da Mesa. 

“Ante o exposto, no exercício do juízo de retratação, ínsito a todo agravo interno, reconsidero a decisão ora recorrida, a fim de afastar a decisão mérito da contracautela, indeferindo a suspensão requerida pela Câmara Municipal de Ilhéus, restaurando os efeitos da sentença exarada pelo Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ilhéus”, escreveu o desembargador.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Preso em Ituberá, francês procurado pela INTERPOL foi transferido para presídio de Itabuna, onde aguarda extradição

Procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a INTERPOL, um francês foi preso ontem (9), em Ituberá. Informações chegadas à nossa Redação dão conta de que, no momento, ele se encontra detido no presídio de Itabuna.

Segundo a Polícia Federal, o homem, condenado por fraudes bancárias na Europa, responde por formação de organização criminosa e crimes contra a administração pública de Paris, ocorridos em 2010. Os prejuízos causados pelo francês giram em torno de 900 mil euros, que equivalem a R$ 4,9 milhões.

De acordo com a PF, o homem já estava no Brasil há alguns anos e tinha casa em Ituberá. Ele costumava visitar as cidades de Itacaré e Ilhéus.

Após um pedido de extradição, encaminhado ao Brasil pela INTERPOL, a prisão do francês foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no último dia 1º de agosto. Isso foi possível depois de o francês ser incluído na Difusão Vermelha, que possibilita de um estrangeiro ser preso, mesmo em outro país.

Após sua prisão em Ituberá, o francês foi levado, inicialmente, para a delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus. No início da noite desta quinta-feira (10), o homem foi transferido para o Conjunto Penal de Itabuna, onde aguardará sua extradição para a França.

Polícia encontra motocicleta roubada em Itacaré

Na manhã de quinta-feira (10), a polícia militar de Itacaré resgatou uma motocicleta roubada, em uma ramificação de rodovia, próximo à cidade.

A guarnição do 5.º Pelotão, mediante denúncia a 72ª CIPM — Polícia Militar de Itacaré, que fazia rondas ostensivas habituais, recebeu a informação que uma motocicleta sem placa transitava pelo ramal de Jacarandá. 

Ao chegar no local, foi realizada uma averiguação, a numeração do chassi sob o guidão da moto — pode ter sido uma das formas, e reconheceu a restrição de roubo. O veículo foi conduzido a sede da polícia judiciária do município de Ilhéus, na qual foram feitos os procedimentos legais de apresentação.


A Força Tática da Polícia Militar encontrou a motocicleta o auxílio da comunidade. A denúncia anônima é necessária e contribui com a polícia através do número abaixo, para diminui a angústia de alguém, como o dono (a) da moto, que agradece.

DISQUE DENÚNCIA: 73 99824-3241 Itacaré, Serra Grande, Taboquinhas, Taipu de Fora, de Dentro, Uruçuca e Barra Grande.

Moradora denuncia mortes de gatos por envenenamento no Novo Jaçanã; sacola com chumbinho foi encontrada no local

Uma moradora do bairro Novo Jaçanã, localidade conhecida como “Invasão”, em Itabuna, procurou o Plantão Central da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (10) para prestar registrar uma queixa, após vários gatos aparecerem mortos na rua onde reside.

A mulher relatou que dias atrás, dois gatos dela morreram envenenados.  E hoje, a gata da vizinha dela apareceu morta, também por envenenamento. Uma sacola com chumbinho (veneno para rato), inclusive, foi encontrado próximo ao corpo da gata, que estava grávida.

A delegada plantonista, Gildete Vitória, já determinou que o veneno encontrado pelas moradoras fosse encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, onde será periciado.

A 2ª Delegacia vai investigar o caso e tentar localizar os responsáveis pela morte dos animais.

Jovens têm os celulares levados em assalto na porta de casa no bairro Mangabinha

Duas jovens, de 18 e 12 anos, respectivamente, foram vítimas da ação de bandidos na noite de ontem (09), no bairro Mangabinha, em Itabuna.

As garotas estavam na porta de casa, juntamente com a tia, que segurava um bebê, quando foram surpreendidas por um casal em uma moto, de cor amarela. 

Os criminosos, que estavam visivelmente drogados, anunciaram o assalto. O homem que conduzia a moto simulou estar armado, mas na verdade apontou uma garrafa pet em direção às vítimas.

Assustadas, as meninas entregaram imediatamente os aparelhos celulares aos assaltantes, que fugiram, tomando rumo ignorado. 

O crime aconteceu por volta das 20h30. As jovens compareceram na mesma noite ao Plantão Central da Polícia Civil em companhia dos pais para registrar queixa.

Detentos são flagrados com drogas no presídio de Itabuna

Três detentos do Conjunto Penal de Itabuna foram flagrados com drogas na noite de ontem (09), durante uma revista na cela. Com eles, foram encontradas 400 gramas de maconha e uma pequena quantidade de cocaína.

Os internos foram levados para o Plantão da Polícia Civil, onde prestaram depoimento. Em seguida, os três foram encaminhados novamente para o presídio.

Homem desaparecido é encontrado "vagando" pela BR-101 próximo a Itabuna

Nesta madrugada da quinta-feira (10), um homem  foi reconhecido e recebeu auxílio da polícia ao ser resgatado. Adenilson Silva de Macedo, de 42 anos, estava desaparecido desde às 09h da última terça-feira (08), quando teria embarcado em um ônibus na cidade de Barra do Rocha com destino à Ipiaú.

O morador da zona rural de Gongogi foi encontrado andando na BR-101, já perto da cidade de Itabuna. Ele teria sido reconhecido por motoristas que acionaram a família. O homem foi resgatado pela polícia e ficou no posto da PRF na BR - 415, até os familiares comparecerem.

Adenilson que sofre de transtorno bipolar e faz uso de medicamentos controlados. Ele recebe acompanhamento médico no Hospital e Clínica São Roque.

A família, através de mensagens enviadas ao site, agradeceu o empenho do veiculo de comunicação e de todos que compartilharam em redes sociais o desaparecimento de Adenilson. (Giro Ipiaú)

Um motorista de caminhão-tanque foi socorrido após trafegar em zigue-zague — Feira de Santana (BR-116)

No município de Feira de Santana (BA), policiais rodoviários federais socorreram um caminhoneiro de 61 anos que passou mal na direção do seu veículo, na quarta-feira (09/08), na BR-116.
Após receber informação de que o condutor de um caminhão-tanque de grande porte estaria trafegando em zigue-zague na rodovia, uma equipe PRF prontamente diligenciou para verificar a situação.

Os policiais conseguiram interceptar o caminhão em frente ao posto da PRF da cidade, sobre o km 429 da via. Ao se aproximarem do motorista, perceberam que ele apresentava um quadro de taquicardia, sudorese e confusão mental.

 A urgência do caso foi notada e os policiais acionaram uma ambulância da Concessionária VIA Bahia. Após os primeiros socorros na pista, a unidade do SAMU foi solicitada, e levou o homem para o Hospital Geral Clériston Andrade, onde ficou imediatamente internado na UTI. A avaliação médica e os atendimentos complementares detectarão a possível causa que levou aos sintomas apresentados.

Conforme relato dos profissionais que o atenderam no hospital, o encaminhamento rápido para aquela unidade hospitalar foram decisivos para salvar a vida do idoso. Os policiais foram informados que no dia anterior, o homem já tinha apresentado o mesmo quadro de saúde em outro estado.

Vereador de Ilhéus é denunciado por um suposto esquema de rachadinha

Edvaldo Neto Gomes, 56 anos, filiado no União Brasil, é alvo de denúncia por um suposto esquema de rachadinha em seu gabinete na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Assessores e ex-assessores parlamentares formularam denúncia no Ministério Público Estadual revelando com riquezas de detalhes todo esquema ao longo do mandato. 

Um dos assessores, que pediu sigilo na identificação, revelou a um site, que o ticket alimentação nunca chegou em suas mãos, e das vezes que solicitou do parlamentar era ameaçado com exoneração, além da pressão psicológica e assédio moral. Os cartões que eram benefícios da assessoria, eram utilizados por pessoas estranhas. 

Já um ex-assessor, peça chave na denúncia, disse que o vereador Edvaldo Gomes, além de se apropriar dos tickets alimentação, obrigava devolver maior parte do salário para Ele, sob a justificativa que seria para “contemplar” as famílias que ajudaram na campanha eleitoral. 

No dia 27 de julho de 2021, durante uso do pequeno expediente, no plenário Gilberto Fialho, o Vereador em seu discurso disse estar “feliz” com atitude de sua assessoria em dividir o pão, ou seja, o ticket alimentação, com outras famílias. No entanto, a declaração do Vereador foi desmascarada pelos assessores e ex-assessores, que acusaram Edvaldo Gomes em obrigar a entrega dos cartões para outras pessoas indicadas por ele.

TRE-BA recebe mil urnas eletrônicas para Eleições Municipais de 2024

 

A Justiça Eleitoral baiana recebeu, nesta terça-feira (8/8), mil urnas eletrônicas modelo 2022. Os equipamentos foram entregues no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Porto Seco Pirajá, local onde ficam armazenadas. Este é o 1º lote das mais de 15 mil urnas que deverão ser entregues ao Regional para as Eleições Municipais de 2024.

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - STI, do Eleitoral baiano, as novas urnas deverão substituir as de modelos 2009, 2010 e 2011. A logística de distribuição e a seleção dos municípios que deverão receber os novos modelos estão em fase de estudo e avaliação. Ao todo, o TRE-BA receberá 15.515 novas urnas até o próximo ano, somando um total de 39.765 equipamentos.

Esta é a 3ª vez que as urnas são produzidas na Bahia, com distribuição para todo o Brasil. A primeira vez foi em 2002, quando a Unisys, empresa global de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, liderou o processo de fabricação de urnas no estado, em Camaçari, município que comporta empresas pertencentes ao Polo Industrial. Atualmente, a montagem dos equipamentos vem sendo realizada pela fábrica da Positivo Tecnologia, sediada em Ilhéus. 

Fonte: Ascom TRE-BA

"Doutora do pó" foi presa ao tentar entrar na Papuda com drogas na vagina

A advogada Erica Fernanda Rodrigues dos Santos, 41 anos, presa em flagrante por equipes da Polícia Penal do Distrito Federal quando tentava entrar no Complexo Penitenciário da Papuda com 99 gramas de cocaína e 25 gramas de maconha, ganhou liberdade provisória após passar por audiência de custódia.

Três internos do Presídio do Distrito Federal II (PDF II), que receberiam as porções de droga da advogada, também passaram pela audiência e responderão a mais um processo criminal. A coluna teve acesso à decisão do juiz que analisou o caso. Em seu termo de declaração, o policial penal que fez a prisão da advogada contou como ela levantou suspeitas.

Um cão farejador conduzido pelos policiais identificou que a advogada carregava algum tipo de substância suspeita. A profissional ainda tentou mudar de lado na fila de inspeção para entrar no presídio, e se afastar do cão, mas não teve sucesso. O animal fez a movimentação característica de quando encontra droga, deitando no chão.

Drogas na calcinha

Abordada pela equipe de policiais que faziam a revista e a segurança do presídio, a advogada foi convidada a passar pelo scanner corporal. Erica aceitou, mas durante a entrevista acabou confessando que estava com porções de drogas no corpo. Durante a revista íntima, foram retiradas 40 porções de maconha e cinco de cocaína.

A advogada foi encaminhada à 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), onde acabou autuada em flagrante por tráfico de drogas. O mesmo ocorreu com os três internos que haviam encomendado as porções de cocaína e maconha.

Com subseção firmada no Gama, a advogada segue com a OAB ativa na Ordem.


Atualização: 14:20

O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, disse à coluna Grande Angular que recebeu o comunicado sobre a prisão da advogada e decidiu, nessa terça-feira (9/8), suspendê-la cautelarmente por 90 dias.

“Ao ser comunicada acerca dos fatos, a Presidência da OAB-DF suspendeu cautelarmente a advogada pelo prazo legal de 90 dias e encaminhou os autos ao Tribunal de Ética para apuração dos fatos, respeitados o devido processo legal e ampla defesa. Como os processos éticos, por força de lei, são sigilosos, não podem ser dadas mais informações”, afirmou. (Metrópoles)

Suspeito morre em confronto com a PM no Jorge Amado; traficantes haviam montado uma espécie de “acampamento do crime”

Um confronto entre policiais militares e bandidos na manhã desta quinta-feira (10), resultou em uma pessoa morta no bairro Jorge Amado, em Itabuna. Um suspeito, Wanderson Oliveira de Jesus, de 25 anos, morador do bairro Urbis 4, acabou tombando na troca de tiros. O restante do grupo criminoso conseguiu escapar.

Anderson, como era conhecido, ainda foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos. O acusado, segundo informou o tenente Fábio Gomes, comandante do CETO, vestia uma calça tática, usada por policiais militares. Wanderson e o restante do bando estavam acampados em uma zona de mata, nas imediações do Jorge Amado, onde havia muitos colchões.

A ação da PM no Jorge Amado faz parte da Operação Garras de Arquimedes. Os policiais apreenderam muitos materiais adquiridos ilicitamente, como vestuários de policiais, fardamentos, coturnos, bata clava, gorros, e até capa de colete. 

Ainda foram encontrados no local armamentos de toda espécie, dentre os quais duas espingardas calibre 12, uma pistola 9 milímetros, com seletor de rajada e suas respectivas munições, alguns projéteis calibre 38, e calibre 09 mm, além de dois carregadores de sub-metralhadora.

A polícia apreendeu, ainda, uma diversidade de entorpecentes: um quilo de crack, 80 quilos de maconha, balança de precisão, 11 recipientes com "lança-perfume", além de objetos como relógios, celulares, mochilas que, provavelmente, são frutos de troca por droga ou de pequenos roubos.

Todo o material recolhido estava dentro de tonéis, enterrados no local onde os bandidos estavam acampados.

“Além do poder de fogo, o que chama atenção são os muitos uniformes policiais encontrados com os meliantes. A estratégia está em aumentar a comunicação entre a polícia e a comunidade, através do número de aplicativo de informações rápidas”, disse o Comandante Fábio Gomes. 

O material foi entregue na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Itabuna (DTE)


DISQUE DENÚNCIA: 073 99815-5639/ 73 3215-7470 SIGILO ABSOLUTO

PF e PRF apreende quase 1 tonelada de drogas em Vitória da Conquista

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta quarta-feira (09) resultou na apreensão de quase 1 tonelada de drogas na cidade de Vitória da Conquista. O esforço colaborativo entre as duas instituições possibilitou a interceptação de um carregamento significativo de entorpecentes, marcando mais um golpe contundente contra o tráfico de drogas na região.

A ação, que ocorreu às margens da BR 116, teve como ponto central a abordagem de um caminhão Mercedes-Benz em uma operação de combate à criminalidade. No entanto, o condutor do veículo empreendeu fuga, tomando rumo ignorado. Buscas nas imediações do local estão sendo feitas para capturá-lo.

Com o auxílio do competente cão policial K9 KALEU, os agentes procederam com uma minuciosa vistoria no caminhão, levantando suspeitas quanto ao seu conteúdo. Após uma averiguação detalhada do compartimento de carga, foi descoberto cerca de 960 kg de maconha e 36,3 kg de cocaína, distribuídos em 50 caixas que estavam escondidas entre materiais diversos.

O sucesso dessa operação é resultado da colaboração eficaz entre a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, demonstrando a importância da cooperação interinstitucional no combate ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas. A ocorrência foi imediatamente registrada na Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista, onde as caixas contendo os entorpecentes foram encaminhadas para medidas legais subsequentes. (PRF)


Postar um comentário

0 Comentários

Municípios terão alívio na Previdência